Adequar a propriedade rural às legislações é preciso para vencer os desafios do futuro

As empresas ligadas ao setor do agronegócio já cresceram muito em termos de inovações tecnológicas e implementações de estratégias sustentáveis. As boas práticas no campo nos setores agrícolas e pecuários demonstram que quem investe nessas estratégias possui, mesmo que a longo prazo, maiores possibilidades de negócios. No mercado internacional existem empresas importadoras que só realizam negociações com produtores que possuem compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Portanto, para continuar em crescimento é preciso adequar não só as práticas cotidianas à sustentabilidade, mas também respeitar e seguir as legislações vigentes.

Poucas empresas conhecem a fundo todas as leis e portarias legais, apesar de elas estarem disponíveis para consulta no site do Ministério da Agricultura, que conta com um banco de dados completo, com toda a legislação atualizada. Os riscos por não atender aos critérios legais podem incidir na perda de mercado competitivo e ainda gerar multas pesadas aos fazendeiros.

O Ministério do Trabalho é um dos que possui maior fiscalização, por isso é imprescindível oferecer aos trabalhadores acesso a todos os direitos trabalhistas, o que inclui: exames médicos antes da contratação, disponibilidade de equipamentos de proteção individual, assessoramento de saúde entre outros cuidados com o bem-estar destes. Para aqueles que possuem trabalhadores vivendo em alojamento nas fazendas, há diretrizes que regulamentam esses locais como próprios para moradia.

A preservação de áreas ambientais e aos biomas brasileiros, bem como uso dos recursos naturais, como a energia e a água, por exemplo, também possuem leis de proteção e responsabilidades rígidas. Qualquer reforma ou construção de serviços com potencial poluidor, por exemplo, precisam de licença ou autorização dos órgãos competentes.

Dar conta de todas essas informações sem o auxílio da tecnologia é complicado, no entanto, existem softwares, aplicativos e sistemas que contribuem para o controle de todas essas informações. Alguns softwares de gestão permitem o acompanhamento de tudo que acontece na fazenda, com de dados e informações completas sobre os serviços que ajudam para a melhor adequação dos trabalhos, agindo sempre em prol da responsabilidade legal.

Atendimento via WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: