Gestão de pessoas é a chave para o crescimento no agronegócio

Em qualquer negócio, seja no campo ou nas grandes capitais, quem faz o sucesso acontecer são as pessoas. Elas são o bem mais valioso em todo processo e, de fato, saber gerenciar equipes é fundamental para que a engrenagem funcione de forma afinada. Para quem pensa na profissionalização do agronegócio, esse é um desafio que precisa ser enfrentado, afinal o envolvimento e a motivação das pessoas têm grande impacto nos resultados.

A gestão de pessoas no agronegócio precisa evoluir para atender ao mercado, pois o avanço tecnológico, as novas técnicas de plantio e de controle da produção, exigem pessoas capacitadas. E para que esta capacitação aconteça, o investimento na formação é primordial. Quando se investe no treinamento de pessoas para que possam desenvolver suas capacidades e talentos, os trabalhadores ficam mais motivados e se sentem valorizados. Tudo isso, reflete na produção de forma positiva.  Confira nossas dicas para uma boa gestão de pessoas no ramo do agronegócio:

1. Comunicação

 

A transparência das informações, bem como a clareza na comunicação é essencial, pois quando todos conhecem os objetivos da empresa, cria-se uma relação de confiança. Manter todas as pessoas informadas sobre o que está acontecendo no negócio gera uma rede cooperativa de confiança.

2. Metas

 

Quando se estabelecem metas de forma clara, é possível remanejar as pessoas de acordo com as suas habilidades, reconhecendo os papéis que já desempenha e o que pode ser potencializado para o crescimento da empresa.

 

3. Parecer aos funcionários

 

Realizar reuniões de avaliação individual é bastante produtivo. Dá-se a oportunidade ao colaborador de perceber como está o seu processo de trabalho e como qualificá-lo. Além disso, a reunião possibilita que se valorize as competências individuais. Muitas vezes, o funcionário está cometendo erros no processo, mas não recebeu nenhuma orientação a respeito de como pode melhorar sua produtividade, por isso, uma boa conversa é fundamental para estar sempre com a equipe alinhada.

 

4. Qualificação

 

Reservar recursos para a capacitação dos funcionários impede a rotatividade e qualifica quem já mantém uma relação de confiança com a empresa. Não basta exigir que eles se atualizem, é preciso criar oportunidades para que isso aconteça, investindo em cursos. Esse movimento dá garantias ao trabalhador, que se sente motivado a buscar melhorar o trabalho, porque percebe que é reconhecido e valorizado pelo gestor.

 

5. Delegação de atividades

 

Um bom gestor de pessoas deve saber delegar funções, reconhecer nos funcionários quais são as habilidades que ele melhor desenvolve e dar responsabilidades a ele. A relação precisa ser de confiança e responsabilidade para ambos.

Os desafios do campo são cada vez maiores, mas uma equipe alinhada certamente pode trazer resultados efetivos na produção. Uma boa gestão de pessoas é o caminho eficiente para a resultados efetivos no agronegócio e, certamente, é o primeiro passo para uma gestão profissional.