O marketing pode fazer diferença no agronegócio?

O conceito de marketing, muitas vezes, é compreendido de forma limitada pela maioria das pessoas, que associam a área às ações de divulgação e publicidade somente. Porém, o marketing é muito mais do que isso, é uma estratégia desenvolvida para pesquisar, desenvolver, comunicar e entregar valor a um mercado-alvo com lucro, visando suprir as demandas e necessidades identificadas. Podemos dizer que é um conjunto de diversas práticas e técnicas para atribuir valor a um produto ou serviço mediante o seu público de interesse.

 

O objetivo do marketing não é apenas vender, mas compreender e oferecer as melhores soluções para outros processos que envolvem o negócio: produção, logística, divulgação, venda e pós-venda. O marketing é uma oportunidade para criar diferenciais competitivos e se destacar em meio aos concorrentes.

 

As ações de marketing já estão consolidadas em diversos setores, mas no agronegócio, é mais comum observar que apenas as grandes empresas fazem o uso correto dessa inteligência. Nesse caso, não é somente questão de verba para investir, mas o desconhecimento do potencial dessas práticas pelos produtores rurais. O tamanho da empresa não é desculpa para não se comunicar com o seu cliente, se você não vende diretamente para o consumidor final, então precisa fortalecer o seu relacionamento com os compradores, que são o seu público.

 

Existem muitas formas de estabelecer a divulgação do seu produto, marca ou serviço. Mas antes de optar por uma publicidade tradicional como anúncios em rádio, TV, jornais e revistas especializadas ou fazer uso do marketing digital (marcando presença na internet através de sites ou redes sociais), é preciso conhecer a fundo os hábitos e necessidades das pessoas para quem faz sentido seu produto ser apresentado.

 

Avaliando a melhor forma de abordar, você consegue direcionar os recursos da área com eficiência. Pode ser, por exemplo, mais efetivo mandar um e-mail, um WhatsApp ou se fazer presente em um importante evento do que investir em um anúncio de jornal, que veicula para muitas pessoas que não estão relacionadas ao seu segmento.

Confira algumas vantagens em adotar o marketing no agronegócio:

 

  1. Reconhecimento da marca

Quem se comunica com frequência, pode se tornar referência na sua área.

Isso gera mais indicações de clientes, conquista espaço na mídia e influencia formadores de opinião.

 

  1. Maior faturamento

Quem se faz presente é lembrado, proporcionando maior volume de vendas e negócios.

 

  1. Relacionamento com o cliente

Dar atenção ao seu cliente e mostrar os benefícios de escolher o seu produto é essencial. Para fidelizar um cliente, você precisa estabelecer elos antes, durante e após a venda.