Vantagens em digitalizar a gestão do negócio rural

Os resultados da pecuária bovina podem ser potencializados com a tecnologia!

A tecnologia está presente na maioria dos negócios, auxiliando empreendedores de diversas áreas a estabelecer produtos, criar relacionamento com os consumidores, armazenar dados, obter controle financeiro e a desenvolver melhores práticas de gestão. Essas facilidades devem ser expandidas também para quem trabalha com o agronegócio, o investimento em maquinário e a biotecnologia não são as únicas aliadas do produtor para melhorar os resultados da fazenda. Os softwares e aplicativos de gestão podem revolucionar a produção e potencializar resultados.

A pecuária bovina exige, cada vez mais, a profissionalização, pois o conhecimento empírico de quem desenvolveu a atividade durante muitos anos e consegue pela sua própria experiência identificar o estado de um animal, apenas olhando para ele, precisa ser repassado, tanto para as futuras gerações como para quem trabalha na fazenda de uma forma simples e ágil. O controle manual, através de cadernos ou planilhas simplificadas, já não é suficiente para oferecer um panorama preciso da produção.

Alguns produtores têm barreiras em relação à implementação das soluções tecnológicas desenvolvidas para o segmento, relatando que são ferramentas complicadas de manusear, com limitações e que não suprem suas reais necessidades.

Mas isso não é, necessariamente, uma verdade. Os aplicativos evoluíram muito nos últimos anos e estão sempre lançando novas versões mais adaptadas ao dia a dia na fazenda, possibilitando o uso até mesmo sem internet e fazendo a sincronização quando for viável, sem perder dados. Existem versões gratuitas ou com baixo custo mensal, por isso, o mais importante é ter disposição para testar as novidades e observar as facilidades que o uso da tecnologia pode trazer para a propriedade rural.

Na última década, a produtividade do rebanho brasileiro aumentou 20%, crescendo apenas 2% na quantidade de animais. Esse resultado é devido à aplicação da tecnologia na produção, seguindo a lógica de que é, sim, possível fazer mais com menos.

A utilização de aplicativos organiza os dados do rebanho e proporciona ao pecuarista desenvolver estratégias de manejo, otimizar a utilização de recursos e administrar melhor o patrimônio. São muitas as vantagens em digitalizar os processos do campo, conheça algumas no infográfico abaixo:

1. Organização e segurança

É possível registrar dados sem a necessidade do uso de papéis ou inúmeros arquivos no computador, que podem ser extraviados ou danificados.

2. Inteligência no armazenamento das informações

É simples registrar pesagens, controlar vacinação e até encontrar o ponto ótimo de venda dos animais. Os relatórios auxiliam na análise e na tomada de decisões.

3. Legado para as futuras gerações e profissionais

O histórico e a evolução do negócio ficam registrados de forma simples e segura. Ideal para quem vai assumir as responsabilidades de uma propriedade.

4. Gestão à distância

A solução perfeita para quem quer ter tranquilidade ao viajar ou possui mais de uma propriedade é poder acessar informações de onde estiver.

5. Lucratividade

Com o controle total, comparando o desempenho de diferentes lotes, é possível criar condições para aumentar a produtividade.

Atendimento via WhatsApp
%d blogueiros gostam disto: