O Brasil é líder mundial no que se refere a criação do rebanho bovino destinado à comercialização, sendo referência para muitos países no manejo e também nos cuidados com a carne. Os produtores procuram manter o controle de qualidade sempre sob inspeção, a fim de garantir a procedência do produto e se destacar na produção. Confira as nossas dicas de cuidados ao escolher as ferramentas e softwares para a gestão agropecuária e melhor controle da produção de gado:
- Custo-benefício: muitas vezes ao optar por um software ou aplicativo mais simples e mais barato o produtor acaba não conseguindo atender a demanda da produção. É preciso levar em consideração a plataforma que melhor atende as suas necessidades.
- Praticidade: o dia a dia no campo é bastante dinâmico e são muitos os dados que o produtor precisa ter em mãos de forma prática e acessível, portanto a facilidade de utilização do sistema também é um critério a ser analisado cuidadosamente.
- Acesso à informação: o gestor de fazendas de criação de gado precisa poder consultar a qualquer momento as informações sobre a produção. A ferramenta precisa disponibilizar as informações de forma online a offline para os gestores a utilizarem em qualquer lugar a fim de acompanhamento da produção.
- Funções oferecidas: o software precisa ter em seu mapa de gestão funções completas, que incluam no mínimo as tarefas essenciais:
- Cadastro de animais
- Registro sanitário
- Controle produtivo (peso e leite)
- Controle reprodutivo
- Relatórios gerenciais
- Estatísticas do rebanho
- Controle de tarefas
- Controle de finanças
- Datas de vacinação
- Atualização: a empresa responsável pelo aplicativo ou software de gestão precisa estar comprometida com o produtor e em constante desenvolvimento para oferecer aos produtores atualizações de sistema.
- Suporte técnico: antes de realizar a compra, verifique o posicionamento da empresa em relação ao suporte técnico e quais são as condições de atendimento oferecidas, pois é muito importante que seja possível encontrar respostas e soluções para falhas do sistema ou para sanar dúvidas quanto a sua utilização.
- Planos personalizados: a adequação dos planos de acordo com a necessidade do produtor também deve ser analisada. Cabe aos negociadores realizarem a análise de demanda e a adequação do serviço conforme as necessidades do cliente.
- Segurança de dados: os dados armazenados precisam contar a segurança para evitar perdas de informações e comprometer toda a produção. Além disso, as informações sobre o negócio precisam estar seguras a fim de proteger ao produtor.